Câmara Fria para Congelamento

A Câmara fria é hábil no congelamento rápido dos alimentos

Neste tutorial técnico acerca da Câmara Fria pra Congelamento vamos desvendar alguns mitos inerentes ao processo de esfriamento rápido, também abordaremos as premissas técnicas e construtivas deste modelo de equipamento; inclusive alguns dos aspectos mercadológicos para os alimentos congelados.

Você conhece as vantagens advindas do método denominado como congelamento rápido?

Não apenas um beneficio, pois são muitos aqueles obtidos mediante a utilização do procedimento de congelamento rápido, notadamente para os gêneros alimentícios. Primeiramente faz-se necessário desfazer o mito que um alimento fresco e mais saudável que um mantimento congelado. Portanto, tomemos como exemplo os vegetais, eles começam a perder seus nutrientes imediatamente apos a colheita. Entretanto o recurso de esfriamento, que acontece em uma Câmara fria para congelamento rápido, conserva praticamente inalteradas todas as características nutrícias de quaisquer tipos de viveres.

“Congelar é sinônimo de preservar. Fonte: José Alves Lara Neto, Nutrólogo e Vice-presidente da Abran”

Conforme um estudo coordenado pelo Instituto Britânico Leatherhead Research e pela Universidade de Chester, na Inglaterra, revelou-se que na imensa maioria dos casos, as frutas e legumes que foram congelados mantinham a mesma quantidade, ou até mais, de vitaminas e antioxidantes, do que os seus similares frescos e guardados por 3 dias numa geladeira comum.

Ao congelar velozmente uma vianda, na verdade estamos preservando suas propriedades nutricionais. Alem de mantê-la próxima de seu estado original, ou seja, com aparência de alimento fresco. Todavia, existem fatores variados que interferem de forma negativa, seja na qualidade e/ou no aspecto, do gênero alimentício apos a colheita, a saber:

  • fatores climáticos adversos;
  • transporte inadequado;
  • armazenamento e manipulação incorretos, entre outros.

Alem disso, considere também os danos decorrentes das reações enzimáticas próprias, que acontecem espontaneamente com os viveres, reduzindo assim a presença das vitaminas e sais minerais. Por outro lado, o uso da tática de congelamento, que se dá numa Câmara fria apropriada, impede tal reação. Desta maneira serão preservados os nutrientes, bem como a cor, o sabor e a textura dos hortifrútis pré-processados, entre outros diversos tipos de alimentos.

A rapidez no processo é fundamental

Acresce que o congelamento com rapidez tem que acontecer no menor tempo possível. Posto que quando o procedimento se da de forma lenta, duas situações indesejadas ocorrem, senão vejamos:

  • acontece a formação dos cristais de gelo longos ou grandes, como resultado afetam as células do alimento, produzindo alteração em sua textura;
  • inclusive existe um risco grande de crescimento e multiplicação dos micro organismos, tais como leveduras, bactérias e fungos, desta forma reduzindo a vida útil da vianda, ou pior ainda, tornando-a impropria para o consumo.

O ultra congelador atende a nova demanda mercadológica por alimentos prontos

As refeições prontas e congeladas, bem como os vegetais minimamente processados facilitam a vida das donas de casa. Por certo trata-se de uma constatação, pois de uma só vez pode-se preparar variadas comidas e ate a sobremesa. Ainda por cima todos terão sabor e qualidade como se fossem utilizados viveres frescos em sua elaboração.

Nos últimos anos a premente necessidade da mulher assumir compromissos fora do lar, associado a praticidade encontrada nos viveres prontos ou semiprontos, proporcionaram expressivo desenvolvimento dos alimentos congelados. Alias este é o seguimento que mais se avoluma no ramo da alimentação.

Diante do exposto, temos que a utilidade da Câmara fria reside na possibilidade do congelamento apropriado, agregando maior qualidade ao produto final, consolidando assim o mercado de refeições congeladas em todo o mundo.

A Câmara fria é hábil no congelamento rápido dos alimentos
A Câmara fria é hábil no congelamento rápido dos alimentos

Saiba como funciona uma Câmara fria para congelamento

Note que estamos falando de um equipamento destinado à rápida redução da temperatura de produtos, sejam eles perecíveis ou não, inclusive com o menor custo possível. Diante disso, a melhor opção é uma Câmara fria para congelamento, pois ela não utiliza nitrogênio ou gás carbônico para o seu funcionamento. Desta maneira se reduz substancialmente o valor deste tipo de processo. Por certo, ela emprega o sistema de ciclo de compressão de vapor, um conhecido nosso, pois, guardadas as devidas proporções, ele é similar a operação do nosso refrigerador domestico.

No ciclo de compressão de vapor a câmara frigorifica é dotada de um compressor que circula um gás ou fluido refrigerante. Decorrente de alterações físicas que ocorrem com o fluido, ele remove calor de um local, qual seja, o ultracongelador e, o dispersa no ambiente externo. Desta forma é produzido o frio que congela o alimento, principalmente sem perda ou reposição do gás, pois ele se encontra em um sistema fechado.

Acima de tudo, de preferencia as câmaras frias para congelamento veloz e que tem o seu trabalho gerenciado por controladores eletrônicos e microprocessados, já que esta pequena providencia assegura confiabilidade e precisão operacional.

Qual a eficiência de refrigeração necessária para fazer o congelamento?

Temos que o método de congelar requer bem mais potencia que aquela empregada quando se pretende apenas refrigerar. Porque se trata de retirar uma expressiva quantidade de calor presente na mercadoria e, desta forma, solidifica-la, ou seja, mudar o seu estado físico.

Para elaborar esta orientação profissional analisamos a ficha técnica da Câmara fria para congelamento, observamos que a capacidade deste equipamento esta vinculada não só ao tempo de processo, bem como a variedade da mercadoria e, inclusive a sua quantidade. Então é correto afirmar que estamos diante de um serviço pesado ou uso intenso e, que desta forma, a Câmara fria deve conter um maquinário de cunho industrial. Independentemente do tamanho que ela possui, seja uma do modelo mini e/ou pequena, ate aquelas de grande porte, que notadamente são utilizadas para produção em larga escala, o equipamento deve ser adequado a condições severas de operação.

Quantas portas ela deve possuir?

A boa pratica, tendo em vista o adequado fluxo de produção, recomenda a existência de 2 portas, sendo que uma delas é destinada a entrada da mercadoria fresca e, a outra porta, destina-se a saída do produto já congelado. Ademais a porta frigorifica deve deter um tamanho que permita a passagem de um carrinho; porque ele é útil ao acondicionamento dos produtos que serão processados.

Com a finalidade de escrever este informativo técnico, acompanhamos o trabalho de uma Câmara fria para congelamento nas dependências do fabricante, ou seja, na capital paulista, confirmamos o funcionamento exitoso no congelamento de versões variadas de produtos. Inclusive pudemos constatar que é permitido programar tempos diferentes para cada procedimento.

Por certo, as condições climáticas da localidade também influem neste metodo, pois algumas cidades são bem mais quentes que as outras. Por exemplo, São Paulo e Parana são regiões mais frias se comparadas ao Rio de Janeiro e a Minas Gerais. Entretanto, segundo atestaram os experts da renomada industria que nos acompanharam no tour pela fabrica, o funcionamento do túnel de congelamento sera eficiente em qualquer região do pais.

Conheça algumas das mercadorias profícuas para o me todo de congelamento rápido

Não raro os mais variados seguimentos empresariais fazem um bom uso da Câmara fria para o procedimento de congelamento. Entretanto é a indústria alimentícia o principal utilizador deste modelo de equipamento. Assim sendo, dentre os inúmeros alimentos propícios para tanto, podemos destacar os seguintes:

  • comida congelada;
  • frutos do mar e pescados;
  • tortas e doces;
  • carnes em geral;
  • polpa de frutas;
  • massas e pizzas;
  • hortaliças e leguminosas;
  • pão francês e de queijo;
  • salgadinhos e espetinhos para festas;
  • batata palito, entre infindáveis outros gêneros alimentícios que são corretamente processados na Câmara fria para congelamento.

Lembre-se que para adentrar qualquer em Câmara fria os mantimentos devem estar acomodados num competente aparato para acondicionamento dos alimentos, então esta providencia facilitara sobremaneira a rotina esperada do método de congelamento rápido.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *