Câmara fria com função exclusiva: quais são e para que servem

Você sabia que, além de manter as mercadorias perecíveis, existem alguns modelos de câmara fria que possuem uma função exclusiva? Neste post eu vou esclarecer quais são estas câmaras frias, o que elas têm de diferente e para que elas servem


Normalmente a função da câmara fria não é exclusiva, pois consiste em conservar as mercadorias perecíveis sob refrigeração e, desta forma, prolongar as suas características originais por mais tempo. Contudo, existem algumas câmaras frias que tem uma incumbência bem diferente.

Pois bem, eu fiz esta postagem para desvendar quais são as funções que tornam a +câmara fria+ apta a outros propósitos. Fica comigo até o fim que esta explicação será muito útil!

Para que serve uma câmara fria com função exclusiva

A câmara fria evoluiu ao longo do tempo com avanços tecnológicos, seja no modo construtivo ou no operacional, inclusive em decorrência do desenvolvimento de dispositivos que permitem, em certos casos, que ela tenha uma atribuição especifica.

Uma indústria experiente, tal qual a Tectermica, pode agregar toda esta tecnologia de ponta as câmaras frias, de modo que elas tenham funções mais exclusivas, como nos exemplos que seguem

Câmara fria com função de amadurecimento de bananas

O amadurecimento é um processo natural, no qual o etileno desencadeia a produção de algumas enzimas que provocam reações e, em decorrência disso, acontece maturação das frutas, entre elas a banana. Ocorre que, uma câmara fria exclusiva tem a atribuição de acelerar este processo, haja vista que, nela é possível controlar a temperatura, umidade, concentração de CO2 e etileno.

Amadurecimento de banana: Esta também é uma função exclusiva da câmara fria

Câmara fria com a incumbência de desverdecer as frutas cítricas

O desverdecimento, também chamado de amarelamento, é o ato de alterar artificialmente a cor da casca da fruta cítrica, tais como a laranja ou o limão siciliano, deixando-a com aparência de madura.

Considerando a nomenclatura inerente, temos que o desverdecimento é mais uma função exclusiva da câmara fria, porque este processo se dá em um ambiente hermético e com as seguintes características:

  • controle de temperatura;
  • controle de umidade;
  • controle do CO2 resultante;
  • saturação de etileno.

Câmara fria para cura de queijos e charcutaria

Este é mais um processo que se dá numa câmara fria projetada justamente com o encargo de propiciar a cura ou maturação dos queijos e dos produtos de charcuterie em geral.

O procedimento de cura ou maturação envolve, entre outros quesitos, um controle preciso da temperatura, da ventilação e da umidade. Por certo, só é possível administrar estes aspectos em um ambiente muito bem fechado, tal qual numa câmara frigorifica.

Câmara frigorifica com encargo de dry aged

Entenda que dry aged nada mais é que o método de maturação a seco da carne fresca, de modo que ela descansa por um período e perde liquido neste interim.

Por certo este é mais um modelo de câmara frigorífica com função exclusiva, pois, demanda controlar alguns aspectos, senão vejamos:

  • temperatura;
  • circulação do ar;
  • umidade.

Câmara fria exclusiva para cultivo de cogumelos

A moderna fungicultura emprega a câmara fria com a atribuição de acelerar a frutificação e aumentar a produção dos cogumelos e, desta maneira, oferecer aos consumidores um produto de maior qualidade e valor agregado.

Diferentemente da cultura em campo aberto, o cultivo do cogumelo no método indoor, ou seja, em câmaras frias, que tem como atribuição especifica simular as condições mais favoráveis para isso, tais como:

  • temperatura;
  • umidade;
  • fotoperiodo;
  • exaustão do CO2;
  • desinfecção ambiental.

Câmara frigorifica com atribuição de ensaios climáticos

Os ensaios climáticos, conforme exigidos pelas normas aplicáveis, servem para verificar o desempenho de um material ou de uma máquina em condições extremas.

Neste caso a câmara fria, que é compartimento estanque e protegido das interferências do ambiente externo, tem características construtivas devido a incumbência de simular algumas condições climáticas exclusivas, tais como:

  • temperatura, frio e/ou calor;
  • índice de umidade, aumentar e/ou diminuir;
  • salinidade;
  • luz ultravioleta.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *