Como armazenar os peixes na câmara fria

Use uma câmara fria de grande porte para armazenar os peixes

Nesta brilhante orientação profissional abordaremos a forma de armazenar os Peixes na Câmara Fria, não só para deslindar o melhor modo de estocagem, bem como para esclarecer outros aspectos vinculados aos pescados em geral.

Conforme diz a Organização Mundial da Saúde, o pescado é a proteína animal mais saudável e consumida no mundo. Então, faz-se mister desvendar o método de como conservar as suas propriedades nutritivas durante o período de armazenamento.

Os fatores que reduzem a vida útil dos peixes ao armazenar na câmara fria

O pescado, seja ele congelado ou resfriado, pode secar lentamente quando estocado em uma câmara frigorifica, mesmo que ela esteja na temperatura ideal. Por certo, a secagem acelera a uma pequena desnaturação da proteína e a oxidação da gordura do peixe. Da mesma forma, outros fatores indesejáveis também limitam o prazo de validade do pescado, a saber:

  • Mudanças de proteína: a desnaturação da proteína pode ser retardada se o walkin cooler funcionar em uma atmosfera mais fria;
  • Alterações de gordura: a oxidação da gordura é minimizada quando o pescado é embalado a vácuo;
  • Transformação na cor: usualmente a qualidade do peixe é dada pela sua aparência, então, para manter o bom aspecto basta o guardar numa tempérie bastante gelada;
  • Modificação por desidratação: a ressecagem não apenas influi na qualidade, como também é possivelmente a maior preocupação no armazenamento, ademais o índice de secagem pode estar relacionado a vários fatores, entre eles o projeto e/ou a forma de utilização do equipamento.

Verifique as informações essenciais acerca da Câmara fria para peixes

As empresas especializadas na manipulação, processamento e comercialização do pescado possuem variadas câmaras frias, por certo com tamanho variado, sejam elas de pequeno ou grande porte, escolhidas conforme a quantidade que se pretende estocar.

Em uma câmara fria é possível armazenar, além dos peixes de agua doce (dourado, tilápia, truta, etc) ou os de agua salgada (atum, bacalhau, cação, salmão, entre outros), inclusive os frutos do mar. Entretanto cada uma destas mercadorias demanda uma arca refrigerada propicia; então temos a existência de diversas câmaras no estabelecimento comercial. Consequentemente, quando este for o caso, é recomendável a existência de uma antecâmara, principalmente para mitigar os efeitos desagradáveis da oscilação de temperatura; e inclusive reduzir o consumo de energia elétrica do equipamento, por causa da contenção do frio no interior das referidas.

Use uma câmara fria de grande porte para armazenar os peixes
Use uma câmara fria de grande porte para armazenar os peixes

Como preservar as propriedades nutritivas dos pescados

Segundo a OMS e o Ministério da Saúde os peixes são parte importante de uma alimentação saudável. Entretanto, o brasileiro ainda consome menos desta proteína que o recomendado, que é algo em torno de 12 kg de pescado por habitante/ano. Contudo a população tem buscado consumir alimentos mais saudáveis, então a demanda vem aumentando ano a ano.

Diante do exposto a Secretaria de Planejamento e Gestão da Aquicultura, um órgão publico vinculado ao Ministério da Pesca e Aquicultura, vem incentivando a criação de peixes em cativeiro, bastante conhecidos como cultivados. Além disso o MPA, ao mesmo tempo que inibe a pesca predatória, tem adotado ações para otimizar a pesca por captura.

Este informativo institucional assegura que tendo em vista conservar a qualidade nutricional dos peixes e correlatos, a sua guarda deve se dar em uma câmara fria, pois como visto, este é o ambiente propicio para tanto.

Conheça os acessórios indispensáveis

Cabe ao fabricante do container frigorifico entregá-lo com todos os componentes inseridos; além disso equipa-lo com os acessórios específicos que permitam depositar os peixes de maneira adequada, a saber:

  • dispositivo de alarme por fone alertando sobre pane operacional;
  • sinalização de alerta contra aprisionamento;
  • prateleira em aramado, indicada para melhor organizar o estoque;
  • piso plástico, construído em polietileno, e que seja durável e lavável.

Muito mais que vender a câmara fria para peixes é imprescindível que o manufaturador também realize a sua instalação; notadamente o portal isotérmico, de certo um item imprescindível a contenção do frio do interior. De tal sorte que quando da entrega da montagem os técnicos testem a mesma junto do comprador, portanto garantindo o funcionamento impecável dela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *