Compete a este excelente artigo técnico desvendar as minudencias inerentes a definição da Câmara Fria para Carnes, bem como esclarecer as maneiras de utilização. Em resumo podemos afirmar que a sua função basilar é conservar adequadamente a carne fresca ou congelada, manter inalteradas suas propriedades nutrícias e zelar pelo seu aspecto.
Dispor de uma boa Câmara fria para carnes é primordial nos seguimentos vinculados, direta ou indiretamente, as carnes em geral, vale salientar que a ligação dela com o processo de frio se inicia imediatamente apos o abate do animal e, percorre toda a cadeia produtiva, ate chegar a mesa do consumidor.
Inúmeros são os seguimentos empresariais utilizadores da Câmara fria para carnes, entre eles podemos destacar os seguintes:
- açougues;
- supermercados;
- abatedouros;
- lojas de conveniências;
- frigoríficos;
- atacadistas e distribuidores;
- indústria de embutidos de carne, entre incontáveis exemplos.
As carnes em geral sempre estão presentes em nossas refeições, alias depois do arroz e feijão, a carne é o viveres mais citado pelos brasileiros, trata-se de um alimento de alto valor nutricional, ela é uma fonte insubstituível de proteínas, vitamina B12 e ferro e, para que mantenham inalteradas as suas características cabe conservá-las numa boa Câmara fria para carnes.
Não importa a condição climática, seja numa ocasião festiva ou outro dia qualquer, o churrasco ocupa distinção no nosso cardápio, ele é considerado como um evento social, um excelente momento para reunir a família e/ou os amigos e saborear os preciosos cortes de carne.
Ao elaborar um churrasco pequenos cuidados devem ser observados para que o evento obtenha exito, relacionamos somente aqueles principais, como segue:
Este tutorial técnico sobre a Câmara fria para carnes elucida a forma de usá-la no processo de maturação da carne bovina em geral, seja mediante o processo a seco ou úmido.
A carne bovina, quando maturada, integra o nicho dos alimentos gourmetizados, muito comum nos Estados Unidos e na Europa, entretanto, por ainda ser um processo caro, encontra-se em estágio experimental no cardápio elaborado por alguns dos chefs mais afamados do Brasil.
A maturação da carne bovina confere a ela alguns diferenciais exclusivos frente os corte convencionais, os melhores resultados são obtidos com peças de alcatra e/ou picanha, entre os diferenciativos podemos citar os seguintes:
Entenda como acontece a maturação na Câmara fria para carnes, inclusive as modalidades para efetivar tal processo, a saber:
Uma Câmara fria para carnes competente envolve não somente ela, mas também os acessórios empregados para elevá-la a um patamar superior, em seguida elencamos aqueles considerados indispensáveis, bem como a missão de cada um deles, a saber:
Mediante o emprego dos acessórios pertinentes, este produto sera muito bem aproveitado no ramo da alimentação coletiva, pois ele é apropriado para a conservação de viveres perecíveis em geral.
Tectermica