Tectermica no blogger Tectermica no facebook Tectermica no youtube e-mail para Tectermica
logomarca
  • Câmaras frias;
  • Walkin coolers;
  • Câmaras frigorificas;
  • Climatização para adegas.

(11) 2635-1656 ou (11) 2636-5851

Câmara fria para congelamento rápido

Neste tutorial técnico acerca da Câmara Fria pra Congelamento Rápido vamos desvendar alguns mitos inerentes a esse processo, também abordaremos as premissas técnicas e construtivas deste tipo de equipamento, inclusive os aspectos mercadológicos para os alimentos congelados.

 

Inteire-se sobre as benesses do método denominado como congelamento rápido

 

Primeiramente faz-se necessário desfazer o mito que um alimento fresco e mais saudável que um alimento congelado, tomemos como exemplo os vegetais, eles começam a perder seus nutrientes imediatamente apos a colheita. O processo de esfriamento, que acontece em uma Câmara fria para congelamento rápido, conserva praticamente inalteradas todas as características nutrícias de quaisquer viveres.

 

"Congelar é sinônimo de preservar. Fonte: José Alves Lara Neto, Nutrólogo e Vice-presidente da Abran"

 

Um estudo coordenado pelo Instituto Britânico Leatherhead Research e pela Universidade de Chester, na Inglaterra, revelou que na imensa maioria dos casos, as frutas e legumes congelados mantinham a mesma quantidade, ou até mais, de vitaminas e antioxidantes, do que os seus similares frescos e guardados por 3 dias numa geladeira domestica.

 

Ao congelar rapidamente uma vianda, na verdade estamos preservando suas propriedades nutricionais, alem de mantê-la próxima de seu estado original, ou seja, aparência de alimento fresco.

 

Ocorre que fatores variados interferem, obviamente de forma negativa, na qualidade e aparência do alimento apos a colheita, a saber:

 

  • fatores climáticos adversos;
  • transporte inadequado;
  • armazenamento e manipulação incorretos, entre outros.

 

Considere também os danos decorrentes das reações enzimáticas próprias, que acontecem espontaneamente com os viveres, reduzindo assim a presença das vitaminas e sais minerais, a Câmara fria para congelamento rápido impede tal reação, preservando a cor, o sabor, a textura e, logicamente, os nutrientes.

 

Agora veja bem, o congelamento rápido tem que ocorrer no menor tempo possível, pois quando o processo se da de forma lenta duas situações negativas são observadas, como segue:

 

  1. acontece a formação dos cristais de gelo longos ou grandes, que afetam as células do alimento, produzindo alteração em sua textura;
  2. existe um risco grande de crescimento e multiplicação dos micro organismos, tais como leveduras, bactérias e fungos, reduzindo a vida útil da vianda, ou pior ainda, tornando-a impropria para o consumo.
A Camara fria para congelamento rapido é proficua no processamento de morangos

A Câmara fria para congelamento rápido atende a nova demanda mercadológica por alimentos prontos

 

Os alimentos prontos congelados facilitam a vida das donas de casa, trata-se de uma constatação, de uma só vez pode-se preparar variados pratos e ate a sobremesa, todos com sabor e qualidade como se fossem utilizados viveres frescos.

 

Nos últimos anos a premente necessidade da mulher assumir compromissos fora do lar, associado a praticidade encontrada nos viveres prontos ou semiprontos, proporcionaram expressivo desenvolvimento dos alimentos congelados, alias este é o ramo que mais se avoluma no mercado de alimentação.

 

A Câmara fria para congelamento rápido asseverou a possibilidade do congelamento apropriado, agregando maior qualidade ao produto final, consolidando assim o mercado de congelados em todo o mundo.

 

Como funciona a Câmara fria para congelamento rápido

 

Estamos falando de um equipamento destinado à rápida redução da temperatura de produtos, sejam eles perecíveis ou não, a melhor opção de Câmara fria para congelamento rápido não utiliza nitrogênio ou gás carbônico, reduzindo substancialmente o custo do processo, ela faz uso do sistema de ciclo de compressão de vapor, um conhecido nosso, guardadas as devidas proporções, ele é similar ao funcionamento da nossa geladeira residencial.

 

No ciclo de compressão de vapor a Câmara fria para congelamento rápido é dotada de um compressor que circula um gas ou fluido refrigerante, decorrente de alterações físicas que ocorrem com o fluido, ele remove calor de um local, a câmara fria, e o dispersa em outro, o exterior, desta forma é produzido o frio que congela o alimento, tudo isso sem perda ou reposição do gas, pois ele se encontra em um sistema fechado.

 

De preferencia as Câmaras frias para congelamento rápido que tem o seu funcionamento gerenciado por controladores eletrônicos e microprocessados, esta pequena providencia assegura confiabilidade e precisão no funcionamento.

 

As mercadorias profícuas para esfriamento na Câmara fria para congelamento rápido

 

Os mais variados seguimentos empresariais fazem bom uso da Câmara fria para congelamento rápido, entretanto é a indústria alimentícia o utilizador mor deste equipamentos. Dentre os inúmeros alimentos propícios para o congelamento podemos destacar os seguintes:

 

  • pratos prontos;
  • frutos do mar;
  • pescados;
  • carnes;
  • polpas e frutas;
  • massas;
  • hotifrutis;
  • pão de queijo;
  • batata palito;
  • salgadinhos e espetinhos para festas;
  • grãos, entre infindáveis outros viveres que são corretamente processados na Câmara fria para congelamento rápido.

 

Lembre-se que para adentrar a Câmara fria para congelamento rápido os alimentos devem estar acomodados em um competente carrinho para acondicionamento das viandas, esta providencia facilitara sobremaneira a rotina esperada do processo de congelamento rápido.

Tectermica

Câmaras frias - Câmaras frigorificas - Walkin coolers - Climatização para adegas

Rua Cabo Oscar Rossini, 985, Parque Novo Mundo, São Paulo/SP, CEP 02186-030, Coordenadas GPS: -23.515732,-46.570369

(11) 2635-1656 ou (11) 2636-5851