Tectermica no blogger Tectermica no facebook Tectermica no youtube e-mail para Tectermica
logomarca
  • Câmaras frias;
  • Walkin coolers;
  • Câmaras frigorificas;
  • Climatização para adegas.

(11) 2635-1656 ou (11) 2636-5851

Câmara frigorífica personalizada

Este brilhante esclarecimento técnico versa sobre a Definição das Especificações Técnicas da Câmara Frigorifica Industrial Personalizada, descrevendo em detalhes os elementos que a compõe, bem como a função e as opções disponíveis para cada um deles.

 

Inteire-se sobre a Definição de Câmara frigorifica personalizada

 

Tem-se por Definição que a Câmara Frigorifica Personalizada é um espaço e/ou local apropriado para armazenagem de mercadorias que necessitam de refrigeração, os chamados produtos termossensíveis e/ou perecíveis, ademais este local esta apto a manter estável, entre outras variáveis, a temperatura e a umidade relativa, de forma a conservar corretamente as mercadorias lá estocadas.

 

A grosso modo podemos dizer que as Câmaras frigorificas personalizadas se diferenciam entre si principalmente em decorrência da temperatura de funcionamento, como segue:

  • refrigerados, temperatura em torno de +4C;
  • resfriados, temperatura de até 0C;
  • congelados, temperatura de -18C.

 

As Câmaras frigoríficas industriais personalizadas também podem funcionar em temperaturas inferiores a - 45C, mediante a utilização do equipamento de refrigeração em sistema cascata, ou seja, o primeiro estágio refrigera o segundo estágio, que por sua vez mantém a temperatura conforme o pretendido.

 

Conheça muito mais sobre as Especificações técnicas das Câmaras frigorificas personalizadas, bem como as suas demais características construtivas e de funcionamento.

 

A Câmara frigorifica personalizada do surgimento ate os dias atuais

 

A historia da Câmara frigorifica industrial personalizada relata que ela é uma sucessora das antigas casas de gelo e/ou caixas de gelo, as quais usavam o gelo natural obtido no inverno nas regiões frias, para esfriar os alimentos que nela eram depositados. Não havia um controle preciso da temperatura do interior, some-se a isso a praticamente inexistência de isolantes térmicos eficientes, durante um bom tempo usou-se a cortiça para esta feita, então muito do frio era perdido para o ambiente e o alimento rapidamente se deteriorava.

 

A primeira máquina refrigeradora, bastante semelhante a Câmara frigorifica personalizada como a conhecemos hoje, porem em construída em alvenaria, remonta do ano de 1856, ela já usava o princípio da compressão de vapor e foi produzida pelo australiano James Harrison, que tinha sido incumbido de desenvolver uma máquina que refrescasse a carne processada para exportação.

 

As primeiras Câmaras frigorificas industriais personalizadas eram edificadas em alvenaria, neste método o espaço e/ou local era construído em tijolo e cimento, apos isso recebia o isolamento térmico, que no principio era serragem ou cortiça e, que posteriormente evoluiu para o poliestireno (isopor®). O equipamento de refrigeração era servido por um fluido refrigerante bastante toxico, a amônia, alem de ser pouco eficiente, por conta dos insumos, um tanto quanto toscos, empregados em sua fabricação, alem disso a sua concepção de funcionamento apresentava enorme desperdício energético, ou seja, da energia consumida para o seu funcionamento, muito pouco era convertido em energia térmica para esfriar as mercadorias armazenadas.

 

Atualmente a Câmara frigorifica personalizada é fabricada em iso-paineis, que são placas térmicas prontas, previamente fabricadas e, que no local de instalação basta encaixá-las para perfazer o espaço e/ou local desejado, rapidez na montagem e isenção de resíduos de obra, alem do custo minorado, são as vantagens inerentes ao uso do painel frigorifico.

A Camara Frigorifica Personalizada é excelente para armazenar suco de frutas refrigerado

Merecido destaque também para o equipamento de refrigeração que experimentou uma enorme evolução desde os primórdios, atualmente ele utiliza um fluido refrigerante que, alem de não ser toxico, também não mais agride a camada de ozônio. Também se obteve um aumento expressivo em sua eficiência de funcionamento, fabricado com insumos mais modernos, contando com compressores herméticos ou semi-herméticos de alta performance, o equipamento de refrigeração consegue converter muito melhor a energia empregada para o seu funcionamento em frio para conservar os produtos que são estocados na Câmara frigorifica personalizada.

 

Os componentes da Câmara frigorifica industrial personalizada que são passiveis de customização

 

Os componentes da Câmara frigorifica personalizada, como a conhecemos atualmente, permitem uma gama enorme de composições, seja no tamanho, aparência ou temperatura, só para citar alguns exemplos, desta forma o equipamento sera produzido exatamente conforme o desejado.

 

O termo customização é empregado no sentido de adaptação e/ou adequação. Desta forma, customizar a Câmara frigorifica personalizada nada mais é que adaptá-la ou adequá-la conforme a necessidade verificada, então vejamos as opções possíveis, como segue:

  1. o primeiro passo consiste em determinar a temperatura desejada:
    • refrigerados,
    • resfriados,
    • congelados;
  2. no segundo procedimento faz-se obrigatório estabelecer o tamanho necessário;
    • considere uma taxa de ocupação de aproximadamente 300 kg/m3,
    • tipo de armazenagem: palete, porta palete ou caixas avulsas;
  3. o terceiro quesito faz menção ao tamanho da porta de acesso:
    • de acordo com o trafego: pessoas, carrinho transpalete ou empilhadeira;
  4. d. no quarto passo devemos escolher o painel frigorifico:
    • o núcleo isolante: poliestireno ou poliuretano,
    • a espessura do isolante: de acordo com a temperatura e variável entre 50 e 200 mm,
    • o acabamento e/ou aparência: pré-pintado, aço inoxidável 304, alumínio stucco;
  5. o quinto e ultimo procedimento demanda selecionar o equipamento de refrigeração:
    • no modelo split system, dotado de compressor hermético ou semi-hermético, pode-se escolher o localização dos componentes,
    • na versão plug-in, todos os integrantes no mesmo chassi, também contando com opção de compressor hermético ou semihermético.
Vista interna da Camara Frigorifica Personalizada

Conheça todas as principais Especificações Técnicas da Câmara Frigorifica Industrial Personalizada

 

Devido ao enorme leque de aplicações e customizações possíveis, vamos elencar somente as principais Especificações Técnicas da Câmara Frigorifica Industrial Personalizada, basicamente referentes ao equipamento de frio. Desejando as características técnicas exatas compete definir, junto ao departamento de engenharia do fornecedor selecionado, aquilo que melhor atendera a vossa necessidade, apos isso ele estará preparado para divulgar a ficha técnica do equipamento escolhido, então vejamos:

  1. Tensão/Fase/Frequencia:
    • habitualmente 220 volts/trifasico/60 hz,
    • com opção para 220 vots/bifasico/60 hz;
  2. Capacidade nominal:
    • a partir de 1.035 kcal/h;
  3. Potencia do compressor:
    • a partir de 7/8 hp;
  4. Fluido refrigerante:
    • R134 para altas e medias temperaturas,
    • R404 para baixas temperaturas;
  5. Corrente nominal:
    • a partir de 6 amperes;
  6. Potencia nominal da Câmara frigorifica personalizada :
    • a partir de 0,85 kilowatt.

 

A Câmara frigorifica personalizada é propicia a todo e qualquer tipo de negocio em que o controle de temperatura seja imperativo, seja para a conservação de mercadorias ou para testes e ensaios em geral, entre os seguimentos empresariais que a utiliza podemos destacar os seguintes:

  • indústria e comercio de alimentos em geral;
  • indústria farmacêutica;
  • laboratórios de analises clinicas;
  • laboratórios de ensaios das industrias manufatureiras;
  • desverdecimento artificial de frutas, entre outros profícuos utilizadores da Câmara frigorifica personalizada.

 

Entre os incontáveis empregos exitosos da Câmara frigorifica personalizada parece interessante salientar a sua utilização para estocar os queijos, situação na qual, alem do controle de temperatura, ela devera estar pronta também para interagir com a umidade relativa, desta maneira propiciando a perfeita conservação deste tipo de alimento.

Tectermica

Câmaras frias - Câmaras frigorificas - Walkin coolers - Climatização para adegas

Rua Cabo Oscar Rossini, 985, Parque Novo Mundo, São Paulo/SP, CEP 02186-030, Coordenadas GPS: -23.515732,-46.570369

(11) 2635-1656 ou (11) 2636-5851