Tectermica no google+ Tectermica no facebook Tectermica no youtube
logomarca
  • Câmaras frias;
  • Walkin coolers;
  • Câmaras frigorificas;
  • Climatização para adegas.

(11) 2635-1656 ou (11) 2636-5851

Equipamento para desverdecimento de laranjas

Alude a este notável artigo técnico explicitar o emprego do Equipamento para Desverdecimento de Laranja para Destanizar Caquis, pois este é um método comprovadamente eficaz para eliminar a adstringência, porem sem amolecer a polpa da fruta.

 

Em atenção as normas sanitárias vigentes, o local do processamento do caqui deve ser apartado do restante do imóvel, bem como contar com uma porta resistente e flexível que permita o trafego de pessoas e cargas.

 

O uso do Equipamento para desverdecimento de laranja demonstrou-se o melhor método de destanizar o caqui rama forte

 

O caqui possui altos teores de compostos adstringentes, que são os taninos solúveis, então para a sua comercialização faz-se necessário efetuar a destanização da fruta. Por conta do baixo conhecimento técnico os agricultores fazem uso de métodos rudimentares que eliminam a adstringência, entretanto amolecem a polpa da fruta, impossibilitando a sua conservação por longos períodos.

 

Existem inúmeros métodos de destanização do caqui, seja utilizando etanol ou CO² ou ainda o etileno, neste artigo técnico vamos nos ater ao emprego do Equipamento para desverdecimento de laranjas associado ao etileno e comprovar a excelente eficacia deste processo de destanização.

 

Diante do exposto buscou-se definir as condições mais apropriadas de tempo de exposição e concentração de etileno na destanização do caqui, bem como o melhor processo de conservação dos frutos por bastante tempo apos a utilização deste método.

O Equipamento para Desverdecimento de Laranjas tambem pode ser usado para destanização de caquis

O procedimento que envolve o uso do Equipamento para desverdecimento de laranjas para vaporizar o etileno requer uma câmara frigorifica para desverdecimento, item que é fundamental para se conseguir o controle atmosférico apropriado, seja na temperatura e umidade relativa, bem como na remoção do CO² resultante da destanização. Este procedimento removeu rapidamente a adstringência do caqui, mediante a indução ao amadurecimento artificial, entretanto, quando ele foi mantido a temperatura ambiente, observou-se o amolecimento da polpa do caqui em poucos dias.

 

Algumas providencias basilares devem ser adotadas para contornar o precoce amolecimento da polpa do caqui, a seguir enumeramos aqueles de maior relevância, a saber:

  • imediatamente apos a colheita o caqui deve ser mantido sob refrigeração;
  • apos a destanização, efetuada mediante o emprego do Equipamento para desverdecimento de laranja, e por um período máximo de 2 dias, ele deve ser envolto com filme plastico Clysar®, trata-se de um filme flexível multicamada coextrusado a base de poliolefina;
  • em seguida o caqui, devidamente embalado, sera armazenado em uma câmara fria e mantido a 1°C, por um tempo máximo de 60 dias e, sem que se observe o amolecimento da polpa do fruto.

 

Veja que é imprescindível que o caqui seja mantido refrigerado, principalmente apos a destanização, também é importante envolvê-lo no filme plastico recomendado, pois os filmes assemelhados não apresentaram bom desempenho e, por fim, empregar o Equipamento para desverdecimento de laranja na vaporização do etileno.

Tectermica

Câmaras frias - Câmaras frigorificas - Walkin coolers - Climatização para adegas

Rua Cabo Oscar Rossini, 985, Parque Novo Mundo, São Paulo/SP, CEP 02186-030, Coordenadas GPS: -23.515732,-46.570369

(11) 2635-1656 ou (11) 2636-5851