Tectermica no blogger Tectermica no facebook Tectermica no youtube e-mail para Tectermica
logomarca
  • Câmaras frias;
  • Walkin coolers;
  • Câmaras frigorificas;
  • Climatização para adegas.

(11) 2635-1656 ou (11) 2636-5851

Botão de panico para porta frigorifica

Neste excelente informativo técnico vamos esclarecer a maneira mais apropriada de utilizar o Botão de Panico para Porta Frigorifica, respeitando as normas técnicas vigentes, bem como a regulação da boa pratica.

 

Em 19 de abril de 2.013 o Ministério do Trabalho publicou a Portaria 555 que contem a Norma Regulamentadora NR36, esta norma técnica baliza os requisitos mínimos para a atividade de processamento de carnes, entre outras exigências a NR36 cita um sistema de alarme contra aprisionamento no interior de câmaras frias, uma especie de Botão de panico para porta frigorifica e, é exatamente deste dispositivo que trata este informativo técnico.

 

A maneira mais apropriada para implementação do Botão de panico para porta frigorifica

 

A função do Botão de panico para porta frigorifica é propiciar ao operador da câmara fria, caso ele fique aprisionado, sinalizar a ocorrência deste fato. Vale lembrar que o aparelho dispõe de nobreak próprio que assegura o funcionamento dele por ate 48 horas, mesmo diante da falta de energia elétrica na rede.

 

Trata-se de um aparelho bastante singelo, simples de manusear e instalar, no momento da montagem do dispositivo no local de funcionamento e, quando falamos de uma câmara fria e com somente uma porta, tudo fica mais fácil ainda, observe:

  • a caixa de sinalização, chamada de caixa principal, deve ser afixada pelo lado de fora da câmara fria e ao alto do batente da porta;
  • a caixa de acionamento, denominada botoeira, sera cravada no interior da câmara frigorifica, junto ao batente e a uns 1,20 metro do piso.

 

Outra situação é quando o Botão de panico para porta frigorifica servira a diversas câmaras frias e considerando que cada uma delas contem uma porta frigorifica, o processo de instalação ganha um tom a mais de complexidade, porem ainda de fácil compreensão e execução, então vejamos:

  1. a caixa de sinalização requer:
    • instalação em um local de passagem de pessoas e bastante visível,
    • fixação a pelo menos 3 metros de altura,
    • sinaleiros numerados vinculados a cada porta frigorifica;
  2. as caixas de acionamento necessitam:
    • afixar cada uma delas junto ao batente da porta frigorifica pelo lado interno,
    • numerar cada caixa associando-a ao numero que consta no sinaleiro,
    • cravar cada uma delas a 1,20 metros de altura em relação ao piso.
Botão de panico para porta frigorifica - Modelo para monitorar ate 5 portas

A infraestrutura necessária para instalação do Botão de panico para porta frigorifica

 

Já vimos que o dispositivo Botão de panico para porta frigorifica é muito singelo, vimos também que a sua instalação é bastante descomplicada, resta então ficar a par da infraestrutura requerida para provê-lo do funcionamento apropriado.

 

O local escolhido deve atender as premissas acima mencionadas, alem disso ele deve contar com a infraestrutura descrita a seguir:

  • ponto de força 110 ou 220 volts (pode ate derivar de uma tomada comum);
  • eletroduto ou outro que o valha para encaminhamento dos cabos de interligação.

 

Note que o Botão de panico para porta frigorifica não deve possuir qualquer associação com a rede elétrica que alimenta, por exemplo, a câmara fria para açougue e que terá sua porta frigorifica monitorada.

Tectermica

Câmaras frias - Câmaras frigorificas - Walkin coolers - Climatização para adegas

Rua Cabo Oscar Rossini, 985, Parque Novo Mundo, São Paulo/SP, CEP 02186-030, Coordenadas GPS: -23.515732,-46.570369

(11) 2635-1656 ou (11) 2636-5851