Este precioso artigo técnico aborda os aspectos de uso e de funcionamento da Câmara Fria para Flores Grande, deslinda inclusive as melhores praticas para o apropriado armazenamento das plantas e flores em geral, trata-se de um poderoso aliado, seja para os atacadistas de plantas, bem como para as floriculturas.
É fato que as flores e plantas compõe um setor que proporciona altas margens de lucro, desde que todo o processo, da produção até chegar ao consumidor, seja conduzido com planejamento, profissionalismo e organização. Os consumidores desejam produtos da mais alta qualidade e não são aceitos defeitos, como danos causados por pragas e doenças ou pelo inadequado manuseio e/ou estocagem durante a cadeia produtiva, principalmente nas flores de corte, onde a aparência do produto é fundamental para a aquisição.
Via de regra, as flores e plantas envasadas, ensejam menor atenção, elas devem ser conservadas em locais frescos e abrigados do sol, os vasos poderão ser mantidos lado a lado, alem disso sera necessário regá-los conforme a necessidade.
As flores de corte compreendem um capitulo a parte, por conta de suas peculiaridades requerem muito mais atenção e cuidados na sua conservação, pois imediatamente apos colhidas inicia-se o processo de degeneração, diversas providencias são cabíveis objetivando desacelerar o processo em questão, na sequencia encontram-se enumerados alguns dos pontos basilares, a saber:
O Brasil, dado o seu clima favorável, bem como a extensa quantidade de terras profícuas ao agronegócio, permite o cultivo das mais variadas especies e, certamente todas elas serão mantidas adequadamente numa boa Câmara fria para flores, desde que ela possua um portal térmico consistente; entretanto é importante que ela conte com os apetrechos próprios para a conservação da mercadoria.
As principais espécies cultivadas como flores de corte e que aceitam bem o armazenamento refrigerado são as seguintes:
Uma das obvias vantagens desse segmento é o rápido retorno do capital investido, e a
principal desvantagem é a perda do produto, que é perecível e deve ser comercializado rapidamente, todavia fazendo uso da tecnologia proporcionada pela Câmara fria para flores, o produtor pode mitigar a extrema perecibilidade da mercadoria.
A capacidade de geração de ocupação e renda no cultivo de flores e plantas é muito grande, emprega aproximadamente 210 mil pessoas, sendo 28% na produção, 4% no atacado, 65% no varejo e 3% nas atividades de apoio. Entre as culturas agrícolas, a floricultura chega a empregar aproximadamente 8 funcionários por hectare cultivado.
O comércio de flores, provido das novas tecnologias de produção, alem de contar com as Câmaras frias para flores grande, podem oferecer o produto final quase em todas as estações e meses do ano, contudo o consumo mais acentuado acontece em algumas datas comemorativas, tais como:
Assim os produtores de flores devem estar preparados para aumentar sua produção nestas sazonalidades, seja plantando antecipadamente os cultivos e, com as tralhas e equipamentos, dentre eles a singular Câmara fria para flores, devidamente revisados e prontos para uso.
Tectermica