Cabe a esta matéria técnica desmistificar o emprego da Câmara Fria para Frutas no seguimento da fruticultura, tendo em vista a importância que este setor do agronegócio ocupa no PIB do Brasil e a premente necessidade de serem adotadas as modernas praticas nos mais variados seguimentos empresariais.
O ramo da fruticultura alavanca a economia brasileira de quatro maneiras importantes, a saber:
Entretanto, na cadeia produtiva das frutas e seus derivados, existem mitos que ainda não foram superados, muitos deles impactam negativamente na produtividade; alem de gerarem um enorme desperdício, seja decorrente de técnicas ultrapassadas, mas principalmente do transporte a armazenagem inadequados. Compete a este informativo técnico demonstrar a imensa valia da Câmara fria para frutas na redução dos prejuízos decorrentes da estocagem inapropriada.
Quando se busca uma alimentação mais saudável o consenso é geral entre os médicos e os nutricionistas que o consumo de frutas é indispensável num cardápio equilibrado, pois elas são ricas em vitaminas, minerais, carboidratos e fibras e tem um baixíssimo teor de gordura.
As frutas começam a perder as suas propriedades nutrícias logo após serem colhidas. As falhas na cadeia produtiva, mais precisamente na falta da refrigeração, seja no transporte e/ou na armazenagem faz com que muitas das suas vitaminas e minerais desapareçam mesmo antes de chegarem aos consumidores. Uma correta Câmara fria para frutas, utilizada desde o campo até o ponto de venda, permite conservar não só a fruta em si, mas também manter praticamente inalterados todos os seus nutrientes.
Como a maioria da população se concentra nas cidades, nestes centros urbanos encontram-se os diferentes locais, possuidores de uma Câmara fria para frutas e, onde as mercadorias são comercializadas, tais como:
Tanto quanto no transporte, no ponto de venda as frutas devem ser estritamente mantidas sob refrigeração, mais especificamente em uma Câmara fria para frutas, sendo observado este cuidado básico nada se perdera do valor nutricional destes benéficos alimentos.
A fruta fresca é mais saudável que a fruta congelada, este é um mito que não possui qualquer fundamentação cientifica, muito pelo contrario, pesquisas mostram claramente que a fruta congelada mantem seu teor nutricional por muitíssimo mais tempo.
Existem modelos de Câmara fria para frutas que foram desenvolvidos para o processo de congelamento, seguindo os procedimentos recomendados pelas autoridades de vigilância sanitária, este método pode, no máximo, levar à perda de algumas das qualidades organolépticas (cheiro, textura, sabor e cor), entanto as perdas serão mínimas se o procedimento for realizado da forma regulamentada.
As frutas que serão congeladas na Câmara fria para frutas geralmente são colhidas em seu ponto certo de maturação e, são processadas quase imediatamente. Com essa técnica, os micro-organismos potencialmente nocivos são mortos e a vida útil do alimento aumenta, segundo especialistas, além disso, a fruta continua com 100% de seu conteúdo nutricional.
A banana pode ser colhida antes do ponto ideal de maturação e, mediante o uso da técnica de acelerar o desverdecimento, pode atingir, mesmo fora do pé, a coloração adequada para o armazenamento na Câmara fria para frutas e posterior comercialização.
Tectermica