A maturação do queijo na Câmara Frigorifica para Laticínios e a armazenagem frigorifica dos queijos artesanais são o tema desta espetacular resenha técnica, na qual abordamos os aspectos mais interessantes do uso deste ótimo equipamento nos processos mencionados.
O queijo é um alimento sólido feito a partir do leite de mamíferos, tais como as vacas, cabras, ovelhas, búfalas, entre outros e, são importantes na alimentação humana, os queijos já estão presentes nas refeições há pelo menos dois mil anos e, ele é valioso por ser de fácil transporte, ter longa durabilidade e alto teor de gordura, proteína, cálcio e fósforo. O queijo é uma forma mais compacta de nutrição e tem uma validade mais longa que a do leite do qual ele é feito.
Desde o seu surgimento e por conta de diferenças culturais e regionais, a variedade de queijos produzidos pelo mundo vem aumentando, entretanto nesta resenha técnica vamos nos ater ao processo de amadurecimento de alguns deles e aos, tão em voga hoje em dia, queijos artesanais.
O amadurecimento ou maturação do queijo consiste em uma série de processos físicos, bioquímicos e microbiológicos que ocorrem em todos os queijos, exceto naqueles que são consumidos ainda frescos. A maturação ocorre numa formidável Câmara frigorifica para laticínios e é neste processo que se desenvolvem as características organolépticas e de textura, características especificas de cada um deles.
Para assegurar o exito na maturação do queijo a Câmara frigorifica para laticínios tem que ser bastante especializada, ou seja, contar com os acessórios específicos para este fim, não basta apenas uma temperatura constante, outros detalhes são fundamentais, tais como:
Os ditos queijos artesanais são produzidos a partir de leite cru, recém-ordenhado e não pasteurizado. Estes queijos são feitos de pequenos volumes de leite, utilizando mão de obra familiar e leite de sua própria produção, utilizam pouca tecnologia no fabrico e os ingredientes mais naturais possíveis. Veja que um método de produção mais rustico, sem o emprego da pasteurização e de conservantes em geral, requer uma atenção redobrada no armazenamento, dada a sua alta perecibilidade o queijo artesanal prescinde de uma excepcional Câmara frigorifica para laticínios visando o sua adequada conservação.
O que as pessoas devem saber é que todos os queijos tradicionais do mundo eram originalmente fabricados a partir do leite cru, ou seja, por um processo artesanal, entre eles os queijos famosos como a mussarela, o parmesão, o camembert e o roquefort. Hoje em dia, em decorrência das legislações sanitárias internacionais e nacionais, estes mesmos queijos são encontrados mais facilmente em sua versão industrializada, fazendo uso do leite pasteurizado e de outros ingredientes artificiais.
A superioridade do queijo artesanal, corretamente produzido e armazenado em ótimas Câmaras frigorificas para laticínios, frente aqueles industriais, é reconhecida entre os consumidores e os apreciadores e se deve justamente pela ausência de tratamento térmico do leite, qual seja, a pasteurização, alem da não adição de substancias artificiais visando melhorá-lo, pois estas feitas destroem a maior parte da flora benéfica deste alimento, alem de alterar as características tradicionais destes queijos. Quem já teve o prazer de conhecer as versões artesanais sabe que a diferença com o queijo industrializado é muito grande.
Por conta da perecibilidade deste produto, para mantê-lo em ótimas condições, não basta apenas dispor da melhor Câmara frigorifica para laticínios, faz-se necessário toda uma cadeia de frio eficiente, deste o momento da fabricação ate a chegada a mesa do consumidor, passado pelo transporte em veículos frigorificados e, mantendo a mesma atenção com o Funcionamento da Câmara frigorifica para laticínios instalada no ponto de venda.
As empresas que fabricam as Câmaras frigoríficas para laticínios estão predispostas a atender diferentes ocasiões, para tanto apresentam-na em modelos diversos, variando nos tamanhos e escalas de temperatura.
Em seguida encontra-se a Descrição dos Componentes da Câmara frigorífica para laticínios, saiba que eles são exclusivos e primordiais ao correto funcionamento esperado, então vejamos o que segue:
De preferencia pelo fabricante da Câmara frigorífica para laticínios que não só faça a venda, como também execute a instalação as suas expensas e responsabilidade. Esta providencia assevera que alem de ela funcionar bem, não haverá problemas de garantia posteriormente.
Diversas empresas vendem e instalam a Câmara frigorífica para laticínios, entretanto somente algumas poucas oferecem os acessórios pertinentes para facilitar o uso profissional e, saiba que eles também podem ser fornecidos de forma avulsa para complementar uma Câmara frigorífica para laticínios já em operação, a saber:
Baseando-se nas informações aqui apresentadas fica bem mais fácil a escolha da melhor Câmara frigorífica para laticínios, bem como dos acessórios que serão uteis ao seu perfeito funcionamento.
Tectermica