Compete a este profícuo esclarecimento técnico desvendar o emprego do Equipamento para Amadurecimento Artificial de Citrus no processo de aceleração da maturação dos cítricos em geral.
O gas eteno ou etileno é um dos raros alcenos presentes na natureza e, ele é imprescindível para o correto funcionamento do Equipamento para amadurecimento artificial de citrus. Ele é um gas incolor e de sabor levemente adoçado, alem de encontrado in natura somente em poços de petróleo. Industrialmente pode-se obtê-lo mediante o cracking de alcanos de cadeias longas, tais como a nafta, ele inclusive é o mais importante dos compostos orgânicos na indústria química decorrente da gama de utilizações possíveis, como exemplo:
Como já explicitado o eteno na natureza encontra-se somente na casca das frutas, neste casos dos citros e, é a emanação dele que é responsável pelo amadurecimento. Faça o teste e comprove, a saber:
Agora vamos entender o que aconteceu, na penca embrulhada e bem vedada concentramos o etileno naturalmente emanado pela banana, então ela amadureceu rapidamente, na desembrulhada uma pequena fração do gas emanado foi aproveitado, então ela amadureceu mais vagarosamente.
Fechando o raciocínio, o Equipamento para amadurecimento artificial de citrus associado ao uso do etileno e, mediante a uma superdosagem deste gas, estando o fruto cítrico em questão em um compartimento hermético e com condições atmosféricas controladas, amadurecera rapidamente um lotes de cítricos ainda verdes.
Que o Equipamento para amadurecimento artificial de citrus é profundamente eficiente na maturação das frutas cítricas não resta duvida, a questão que se coloca agora é o local adequado para utilizar este benéfico equipamento.
Primeiramente cumpre esclarecer que o processo de amadurecimento artificial é exotérmico, ou seja, produz calor, algo nefasto para o processo, então sera requerido um equipamento de refrigeração, leve em conta inclusive que o frio produzido deve ser contido, desta forma também sera requerido um compartimento térmico.
Observe que a somatória dos itens acima expostos naturalmente enseja a existência de uma ótima câmara frigorifica para desverdecimento, composta pelos elementos descritos na sequencia:
Tectermica