Atestar a qualidade da banana climatizada artificialmente mediante a utilização do Equipamento para Desverdecimento de Bananas e o mote desta elaborada resenha técnica.
Note que o Equipamento para desverdecimento de banana por si não é o suficiente para a feita, ele requer outros componentes especializados, tal qual uma câmara frigorifica para desverdecimento, similar aquelas indicadas para estocar produtos cárneos, contando com os componentes apropriados certamente o resultado sera plenamente satisfatório.
Em condições naturais, o amadurecimento da banana é desuniforme, devido a formação de frutos em pencas com diferentes idades, geralmente apresentam de 10 a 15 dias de diferença, em função do florescimento e do desenvolvimento da fruta.
O amadurecimento induzido por climatização em bananas, mediante a utilização do Equipamento para desverdecimento de bananas, é um procedimento que tem sido largamente utilizado. Ele proporciona uma maturação uniforme, já que a fruta apresenta maturação desuniforme por conta da idade diferente entre as pencas de uma mesma bananeira.
O Equipamento para desverdecimento de bananas, associados aos outros componentes requeridos no processo, são utilizados com o objetivo de controlar a maturação, em períodos médios de 4 dias, decorrentes de alguns fatores que os componentes da câmara frigorifica para desverdecimento podem controlar, a saber:
Para monitorar o amadurecimento da fruta, são utilizados escalas de coloração da casca, as quais servem como indicativo do grau de maturidade do produto.
Não ha um estudo especifico em relação ao tempo transcorrido entre a colheita e o desverdecimento que abarque todos as cultivares de banana e, que possa afetar a qualidade dos frutos. Desta forma, decorrente da Definição do Equipamento para desverdecimento de banana, em algumas pesquisas, buscou-se avaliar mediante as características físicas, químicas e fisiológicas a qualidade da banana do tipo prata desverdecida em diferentes dias entre a colheita e a climatização.
A pesquisa aparentemente mais confiável engendrou o desverdecimento com pencas colhidas ha 1, 2 e 3 dias antecedentes e, foram climatizadas simultaneamente e pelo mesmo período e, apos isso mantidas por 5 dias em temperatura ambiente. Paralelo a isto uma penca foi colhida e deixada para que a maturação acontecesse naturalmente. As análises efetuadas foram as seguintes:
O resultado obtido foi que as bananas desverdecidas 1 dia após a colheita apresentaram-se no 1º dia de armazenamento a temperatura ambiente, com menor perda de massa, mais verdes, com maior liberação de CO2, mais firmes, com menores teores de sólidos solúveis e maior porcentagem de amido, se comparadas aquelas climatizadas nos 2 e 3 dias após a colheita. Essa diferença foi reduzida com o decorrer dos dias do armazenamento sem controle de temperatura e, praticamente se igualaram entre si ao final deste armazenamento. Já aquela penca que foi separada para que desverdecesse naturalmente, demorou aproximadamente 20 dias para atingir a mesma coloração e aspecto que as demais.
Por fim, a conclusão do estudo demonstrou cabalmente que o método de maturação fazendo uso do Equipamento para desverdecimento de bananas entrega os frutos com a mesmíssima qualidade que se eles fossem desverdecidos naturalmente.
Tectermica