Nestas bem elaboradas informações técnicas pretendemos clarificar o emprego da Mini Câmara para Congelamento Rápido em pequenos processos que visam a preservação de alimentos em geral por longos períodos.
São inúmeros os processos industriais e/ou comerciais que fazem uso da Mini câmara para congelamento rápido, entretanto neste momento vamos tratar somente do congelamento rápido de alimentos.
A preservação de alimentos, mediante o emprego do frio, é uma das técnicas mais antigas conhecidas e é isto justamente que faz a Mini câmara para congelamento rápido, esfria rapidamente ate atingir o total congelamento do alimento.
Tenha ciência que o método de congelamento causa inibição total ou parcial dos principais agentes responsáveis pela alteração dos alimentos, que são os microrganismos, as atividades metabólicas dos tecidos animais e vegetais após o abate e colheita, as enzimas e as reações químicas. Então temos que o congelamento é o tratamento de frio destinado aos alimentos que necessitam de um maior período de conservação.
Aparentemente simples, o método de congelamento de alimentos, requer algumas providencias preliminares para asseverar o exito no emprego da Mini câmara para congelamento rápido para esta feita, a saber:
Devido a rapidez para no esfriamento a Mini câmara para congelamento rápido não permite a formação dos cristais de gelo, conhecidos como cristais de gelo longo, que promovem alterações indesejadas nos alimentos congelados, principalmente no que tange a sua consistência apos o descongelamento.
Saiba que os cristais de gelo são formados naturalmente no processo de congelamento, entretanto quando o método excede um tempo razoável, formam-se os cristais de gelo longos, que rompem parcialmente o tecido do alimento e, quando descongelado ele perde a consistência.
No processo de congelamento ocorre a cristalização, mudança de estado liquido para solido de parte da água presente no alimento, que se apresenta em duas etapas entrelaçadas, como segue:
Tectermica